Dois motivos que podem atrapalhar o aprendizado do seu filho

 

Matricular em uma boa escola, ter um bom relacionamento familiar, dedicar tempo para as crianças. Parece que estamos fazendo direitinho tudo o que precisamos para que nossos filhos aprendam o que é esperado a cada novo ano de vida. 

 

Mas, de repente, percebemos que ir para a creche ou para a escola, fazer a tarefa ou estudar para a prova se tornam motivo de sofrimento para a criança. Em outros casos, não há desconforto, mas começam a aparecer dificuldades para a realização de atividades simples.

 

Você então se pergunta: "por que meu filho não consegue fazer o que os colegas fazem?" ou "por que meu filho sofre tanto para aprender?"

 

Dois motivos podem dar a resposta tão esperada: 1. a criança pode estar apenas com dificuldade no processo de aprendizagem; 2. a criança pode ter um Transtorno do Neurodesenvolvimento.

 

Os Transtornos do Neurodesenvolvimento afetam habilidades específicas da criança e podem permanecer ao longo da vida. Segundo a Psicóloga Gabrielly de Andrade Françaespecialista em Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil, isso significa que a criança tem uma alteração no sistema nervoso central (no cérebro), o que dificulta o desenvolvimento de certas habilidades. A boa notícia é que o tratamento adequado auxilia a diminuir os efeitos do transtorno e aponta caminhos que a criança pode seguir para aprender o que parecia impossível.

 

Entre os transtornos estão, por exemplo, o Transtorno de Déficit de Atenção e Transtornos de Aprendizagem, como a dislexia (que dificulta a alfabetização) e a discalculia (que dificulta a compreensão e o uso de números).  

 

Quando a criança não apresenta um Transtorno do Neurodesenvolvimento, a dificuldade pode ter várias causas, a exemplo de questões emocionais, que podem surgir após a mudança de escola, devido à morte de um parente querido, em razão de bullying ou por causa da não adaptação à metodologia de ensino da escola.

 

Assim como no caso dos Transtornos do Neurodesenvolvimento, as dificuldades de aprendizagem podem ser tratadas e, dessa forma, podem ser superadas. O apoio do Neuropsicólogo pode fazer a diferença nesse processo, desde o diagnóstico até o tratamento.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Nosso Time

De segunda a sexta-feira das 8h às 20h.

De segunda a sexta-feira:

8h às 12h  /  13h às 20h.

CICLOS Espaço Terapêutico

R. Ciomara Amaral de Paula, 30  -  Pouso Alegre  -  MG 

CICLOS 2020  -   Site criado por Hellen Morais Jornalista e Webdesigner

(35)  99992-3280

(35)    3421-0491

Home  |  Quem Somos  |  Serviços  |  Onde Estamos  |  Contato